Notícias

Home > Saiba Mais > Notícias > Campanha Setembro Dourado

01/09/2017

Campanha Setembro Dourado

Setembro é o mês da prevenção do câncer infantojuvenil


O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no país anualmente, são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária, sendo em torno de 150 só no Rio Grande do Norte. 

Para o câncer infantojuvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático), mas, existem outros tipos de câncer nessa faixa etária. Atualmente a ciência ainda não identificou fatores de risco para o câncer infantojuvenil. Por não existirem exames diagnósticos de triagem (como medida preventiva), os sinais e sintomas são essencialmente importantes para o diagnóstico precoce. Assim sendo, pais, avós, cuidadores, professores, médicos, dentistas e todos que assistem às crianças, devem estar atentos a esses sinais e sintomas.

Sinais e sintomas como dor nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou no músculo, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, mancha branca no olho, são alguns dos sintomas de alerta que podem sugerir um câncer na criança ou no adolescente e que indicam a necessidade de um exame por um especialista. O diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia, visto que quando um caso de câncer infantil é diagnosticado precocemente as chances de cura ficam em torno de 70%.

Fonte: www.coniacc.org.br


Outras notícias

11 de maio de 2016

PROJETO "PINTANDO O SETE" NA TERCEIRA IDADE

            O Projeto foi desenvolvido pela vereadora Eleika, visa promover o bem estar e a melhoria das funções cognitivas Contribuir para a memória, concentração e coordenação motora, além de promov…


13 de abril de 2016

Projeto Musicoterapia

O Ciade (Centro Integrado de Assistência Social da Assembleia de Deus) firmou uma parceria com a Banda de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para levar à instituição O Projeto Musicotera…


03 de fevereiro de 2016

Nova Diretoria do CIADE

O pleito foi realizado em 18 de dezembro de 2015. O Presidente do Conselho Deliberativo Pr. Martim Alves da Silva, DECLAROU EMPOSSADOS para o exercício do mandato no período de02/01/2016 a 31/12/20…


06 de outubro de 2015

Brasil é 31º em ranking de bem-estar de idosos

O Brasil ocupa a 31ª posição em um ranking de 91 países que mediu a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos, divulgado nesta terça-feira (1º), Dia Internacional do Idoso. O lev…


Ver todas

CIADE em ação

34 Funcionários
2.130kg Alimentos Doados
72 Voluntários
20 Idosas Residentes


CIACAPS EscolasCidadão Nota 10Coletivo - Marketing e PropagandaEspuma Service - Higiene e LimpezaIgreja Evangélica Assembléia de Deus no Rio Grande do NorteJornal Vida Abundante
Mesa BrasilPrefeitura do NatalRádio Nordeste EvangélicaRégis RefrigeraçãoRoma Distribuidora