Notícias

Home > Saiba Mais > Notícias > Cegos na paisagem

06/12/2013

Cegos na paisagem


Performance internacional com executivos moldados com argila e de olhos vendados, que já passou por Paris, São Paulo e Rio de Janeiro, será realizada em Natal próxima segunda (11).

A cena é impactante e vem carregada de simbolismo, crítica e provocação: dezenas de executivos, homens e mulheres, trajados a rigor, portando maletas, bolsas, celulares e documentos caminham lentamente em silêncio cobertos de argila e de olhos vendados, misturam-se aos pedestres e desestabilizam o fluxo cotidiano da cidade.

Com o objetivo claro de instigar reflexões sobre o consumismo desenfreado em que a sociedade está mergulhada, a performance “Cegos” promete surpreender os desavisados de plantão nesta próxima segunda-feira (9), entre 13h e 15h, nas imediações do shopping Midway Mall. Criada pelo encenador potiguar Marcos Bulhões e o paulista Marcelo Denny, ambos professores na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), a performance (realização do Desvio Coletivo em parceria com o Coletivo Pi) estreou em São Paulo em outubro de 2012, dois meses depois chegou ao Rio de Janeiro, e em setembro deste ano circulou por Paris e agora desembarca na capital potiguar antes de seguir, em 2014, para Nova Iorque, Lisboa, Barcelona, Montreal e Amsterdã.

A performance em Natal ainda está aberta para pessoas interessadas em participar, e a ação está inserida na programação proposta pelo Seminário Internacional Corpos Diferenciados na Arte Contemporânea. O Seminário, promovido pelos grupos Gira Dança e Cruor Arte Contemporânea, começa hoje e se desdobra até a próxima quarta-feira (11) com atividades gratuitas como palestras, encenações (inclusive uma delas com audiodescrição), debates, minicursos e lançamento de livros. A abertura oficial será nesta sexta, às 18h, no Espaço Gira Dança na Ribeira.

O Seminário ainda ocupa o IFRN Central em Lagoa Nova; Complexo Cultural da Zona Norte (UERN); o laboratório do Teatro Jesiel Figueiredo no Departamento de Artes e CCHLA/UFRN.

Nara Salles, professora de teatro e dança do Deart/UFRN, e uma das coordenadoras do Seminário, explicou que as oficinas são abertas ao público e que as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição antes do início de cada atividade. “Queremos que as pessoas participem e tomem conhecimento sobre a produção de arte contemporânea”, reforçou.

Argila

Marcos Bulhões informou que a proposta visual de “Cegos” faz uma crítica “à condição massacrante característica de todo tipo de trabalho corporativo iconizado no terno e gravata e no terninho ou tailleur”. O título da performance é inspirada no quadro “A Parábola dos Cegos” (1568), do belga Pieter Bruegel (1525/30-1569), em que se vêem cegos conduzindo cegos, cada qual tentando encontrar algum apoio para avançar pelo caminho.

“Essa intervenção pretende provocar uma forma distinta de perceber e vivenciar os dispositivos sociais cotidianos, de pensar a relação entre arte e mercado e de visualizar o sujeito contemporâneo na era globalizada”, destacada Bulhões. “Acredito na capacidade dela intervir poeticamente e  provocar um momento de reflexão dando margem a diferentes leituras”.

Pessoas interessadas em participar de “Cegos” devem ter no mínimo 18 anos, e precisam providenciar traje social (preferência por cores claras) mais 5kg de argila tipo escolar, facilmente encontradas em lojas de artesanato – acessórios como chapéu, lenços e objetos como celular também são bem vindos. É importante usar, por baixo do figurino, sunga e/ou biquíni. As inscrições são gratuitas: basta enviar mini currículo e CPF para o e-mail narasalles@hotmail.com e participar da oficina na manhã de segunda-feira no IFRN-Central.

Serviço
Seminário Internacional Corpos Diferenciados na Arte Contemporânea, de sexta (6) a quarta-feira (11). Informações: 9975-4161 e artecruor.com. Performance “Cegos”: segunda (9), às 13h em frente ao shopping Midway Mall.

Programação

Dia 6, sexta
18h - Abertura do Seminário no espaço Gira Dança (rua Frei Miguelinho, 100 – Ribeira); encenação de “Tai” com o grupo Cruor e apresentação (seguida de debate) do espetáculo “Sobre Todas as Coisas” do Gira Dança

Dia 7, sábado
Espaço Gira Dança, Ribeira
10h - Mesa Redonda “Corpos Diferenciados na Arte Contemporânea: Crítica, visibilidade e transformação”
15h - Palestra “Da Roda Viva Cia. de Dança ao grupo Dançando com a Diferença: Brasil e Portugal na rota da inclusão através da Dança”
20h - Ensaio aberto de “Altazor”, com o grupo Cruor

Dia 8, domingo
Laboratório de Teatro Jesiel Figueiredo, Deart/UFRN
10h - Mesa redonda “O corpo na diversidade social e cultural e seu fazer artístico”
15h - “Santa Cruz do Não Sei” (audiodescrição), do grupo Arkhétypos
19h - “Desaguar”, com o Grupo Matraca (PE)
20h30 – “Impermanência”, com Angélica Costa e Márcia Virgínia (PE)

Dia 9, segunda
8h30 às 12:30 - Workshop “Cegos”, direção Marcos Bulhões e Marcelo Denny, no IFRN-Central (Lagoa Nova)
13h - Performance “Cegos” na calçada do shopping Midway Mall
16h30 - Intervenção Urbana “Marilyn”, de Edu O (BA) na calçada do Midway Mall
20h30 - Performance “Kahlo Em Mim Eu E(m) Kahlo”, de Felipe Monteiro; lançamento do livro de Felipe Monteiro e Edu O, no Laboratório de Teatro Jesiel Figueiredo - Deart/UFRN

Dia 10, terça-feira
8h às 12h - Vídeo Aula: Neca Dance Habiliy, no Complexo Cultural da Zona Norte (UERN)
14h às 17h - Apresentação de artigos e GTs, no CCHLA/UFRN
18h30 – Apresentação do grupo Esperança Viva (flauta doce); palestra “Corpos insanos corpos em cena” no Deart/UFRN
20h30 - Performance “Poyeses em Suspensão Multimídia VerTe fronteYra” e “CorposentidO”; seguido de debate no jardim do Deart/UFRN

Dia 11, quarta-feira
8h às 12h - Minicurso “Dançando com a diferença”, de Henrique Amoedo no Espaço Gira Dança (Ribeira)
14h - Vídeo conferência com Mickaella Dantas (Portugal), no CCHLA/UFRN
15h30 – Apresentação de artigos nos GTs, CCHLA/UFRN
21h - “Corpo sobre tela”, de Marcos Abranches; seguido de debate no Espaço Gira Dança (Ribeira)

Fonte: G1


Outras notícias

13 de dezembro de 2017

CIADE tem projeto aprovado pelo juizado criminal

No último dia 07 o CIADE recebeu a visita do juiz da primeira vara criminal de Natal, o Sr. Agenor Fernandes da Rocha Filho, na ocasião foram apresentados os materiais adquiridos com os recursos oriun…


09 de novembro de 2017

Quem tem BPC precisa estar no Cadastro Único

Os beneficiários precisam procurar o CRAS mais próximo e realizar seu cadastro até 31 de Dezembro de 2017, caso contrário terão o BPC suspenso. Para tirar dúvidas os beneficiarios podem ligar no númeo…


31 de outubro de 2017

500 anos da Reforma Protestante

Hoje (31) comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante, essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero pregou suas noventa e cinco teses na porta da Igreja…


05 de outubro de 2017

CIADE recebe doações para comunidade vítima de incêndio

Na manhã desta quarta feira (4) um incêndio de enormes proporções deixou aproximadamente 108 pessoas desabrigadas na comunidade do Lenigrado, localizado no bairro Planalto em Natal. Nós do CIADE comov…


Ver todas

CIADE em ação

34 Funcionários
20 Idosas Residentes
72 Voluntários
2.130kg Alimentos Doados


CIACAPS EscolasCidadão Nota 10Coletivo - Marketing e PropagandaEspuma Service - Higiene e LimpezaIgreja Evangélica Assembléia de Deus no Rio Grande do NorteJornal Vida Abundante
Mesa BrasilPrefeitura do NatalRádio Nordeste EvangélicaRégis RefrigeraçãoRoma Distribuidora