Notícias

Home > Saiba Mais > Notícias > Potiguar fala sobre galáxia e…

05/12/2013

Potiguar fala sobre galáxia e vence concurso nacional de astronomia

Danilo Oliveira Imparato, de 18 anos, é aluno do IFRN. Como prêmio, ele irá ao Chile para conhecer o Telescópio Soar.


Danilo Oliveira Imparato, de 18 anos, escreveu sobre a galáxia NGC 1232 para vencer o concurso Objeto Astronômico Favorito com o Telescópio Soar (Foto: Arquivo Pessoal)

Com a melhor redação em um concurso nacional de astronomia, um estudante do Rio Grande do Norte irá às montanhas chilenas para conhecer o Telescópio Soar (Southern Astrophysical Research Telescope). Aluno do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), Danilo Oliveira Imparato, de 18 anos, escreveu sobre a galáxia NGC 1232 para vencer o concurso Objeto Astronômico Favorito com o Telescópio Soar.

Promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) e pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o concurso é direcionado para alunos do  8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio. "Participo de um grupo de estudo sobre astronomia. Um dia o professor distribuiu cartazes sobre o concurso e eu me interessei", conta Danilo.

Para concorrer, o estudante precisava escolher um objeto para ser fotografado digitalmente pelo telescópio e justificar a escolha com base no interesse científico e apelo visual do objeto. Danilo encontrou na NGC 1232 o tema para o trabalho. "Queria fazer sobre interação de galáxias e vi que a NGC 1232 tinha sido pouco estudada e pouco imageada", conta.

De acordo com ele, o objeto ainda não foi estudado com profundida, o que tornou a escolha mais interessante. “Podemos observar toda a extensão a interação dela com outra galáxia,  percebendo claramente os aglomerados de estrelas, poeira e gases”, explica.

Avaliado por uma comissão formada por astrônomos profissionais do LNA, da organização da OBA e por representantes da comunidade astronômica nacional, o trabalho foi o melhor entre 195 propostas. O estudante venceu por ter apresentado uma redação com informações científicas relevantes, segundo informou o Laboratório Nacional de Astrofísica.

A viagem para observar o objeto astronômico escolhido com o telescópio Soar deve acontecer entre fevereiro e maio de 2014. Já a escola do estudante recebe um quadro com a imagem impressa da galáxia e a visita de um astrônomo do LNA, que fará palestra sobre a NGC 1232.

Fonte: G1


Outras notícias

13 de dezembro de 2017

CIADE tem projeto aprovado pelo juizado criminal

No último dia 07 o CIADE recebeu a visita do juiz da primeira vara criminal de Natal, o Sr. Agenor Fernandes da Rocha Filho, na ocasião foram apresentados os materiais adquiridos com os recursos oriun…


09 de novembro de 2017

Quem tem BPC precisa estar no Cadastro Único

Os beneficiários precisam procurar o CRAS mais próximo e realizar seu cadastro até 31 de Dezembro de 2017, caso contrário terão o BPC suspenso. Para tirar dúvidas os beneficiarios podem ligar no númeo…


31 de outubro de 2017

500 anos da Reforma Protestante

Hoje (31) comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante, essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero pregou suas noventa e cinco teses na porta da Igreja…


05 de outubro de 2017

CIADE recebe doações para comunidade vítima de incêndio

Na manhã desta quarta feira (4) um incêndio de enormes proporções deixou aproximadamente 108 pessoas desabrigadas na comunidade do Lenigrado, localizado no bairro Planalto em Natal. Nós do CIADE comov…


Ver todas

CIADE em ação

2.130kg Alimentos Doados
34 Funcionários
72 Voluntários
20 Idosas Residentes


CIACAPS EscolasCidadão Nota 10Coletivo - Marketing e PropagandaEspuma Service - Higiene e LimpezaIgreja Evangélica Assembléia de Deus no Rio Grande do NorteJornal Vida Abundante
Mesa BrasilPrefeitura do NatalRádio Nordeste EvangélicaRégis RefrigeraçãoRoma Distribuidora