Notícias

Home > Saiba Mais > Notícias > Projeto Maruim começa em janei…

29/11/2013

Projeto Maruim começa em janeiro


Projeto dos apartamentos foi apresentado ontem na Prefeitura durante assinatura de ordem de serviço das obras

Em janeiro irão começar as obras para a construção do Condomínio Residencial Maruim, que irá beneficiar 165 famílias da comunidade que hoje ocupa uma área do Porto de Natal. O contrato de R$ 12,2 milhões foi assinado ontem à tarde no Palácio Felipe Camarão, pelo Prefeito Carlos Eduardo, sendo estimada a conclusão do serviço em 15 meses.

O projeto dos apartamentos prevê a construção de vinte e cinco blocos, cada um com quatro andares, cada andar com dois apartamentos e área descoberta de recreação e lazer para crianças. Cada apartamento terá dois quartos, um banheiro, cozinha, área de serviço e sala, com uma área útil de 43,20m2, uma média maior que a utilizada nacionalmente para esse tipo de moradia. As famílias beneficiadas receberão o imóvel gratuitamente, devido ao projeto estar integrado a um outro maior, de urbanização, previsto pelo Ministério das Cidades.

De acordo com o representante da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio de Araújo, além de não gerar prestação, cada família será contemplada com a doação de uma geladeira nova e lâmpadas econômicas, através de uma parceria do Programa Minha Casa, Minha Vida com a Cosern. A CEF lembra, no entanto, que assim como acontece no programa habitacional, os moradores não poderão vender ou alienar o imóvel, tendo que morar neles.

O secretário municipal de habitação, Homero Grec, afirmou que o Residencial Maruim está dentro de um projeto maior de urbanização da comunidade, orçado em R$ 3,6 milhões. Após a relocação das moradias, haverá uma reurbanização com a criação do Complexo Comercial e Turístico Praça Pôr do Sol, que vai contar com 24 boxes comerciais e um centro de descasque de camarão. O contrato para essas obras deverá ser assinado ainda este ano pelo prefeito Carlos Eduardo.

Equipes da Seharpe - Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes fizeram o cadastramento das famílias que serão beneficiadas. A presidente da Colônia dos Pescadores, Rosângela Silva, declarou que essa é uma conquista que dará condições  dignas de vida e habitação aos moradores do Maruim, mas pediu que a Colônia fosse contemplada dentro do projeto. Em seu discurso, o Prefeito Carlos Eduardo sugeriu que a Colônia dos Pescadores seja relocada dentro do projeto de reurbanização sendo homenageada com o nome do sindicalista Café Filho, ex-presidente da República e que foi também o primeiro presidente daquela instituição.  

O presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, destacou a relevância da obra de reurbanização para o Porto de Natal e para a Comunidade do Maruim. “Para o Porto tem a importância de aumentar a nossa retroárea e para a comunidade tem a importância de dar moradia digna àquela comunidade que hoje vive em condições bem precárias. Eu acho que a obra atenderá ao conjunto”, disse Terceiro. O terreno onde hoje se situa a comunidade pertence ao Porto de Natal.

Havendo licitação em janeiro, as obras para a reurbanização devem começar em fevereiro, de acordo com as estimativas do secretário Homero. Após a conclusão dessa segunda intervenção, em 2015, a Companhia Docas irá realizar as obras de ampliação do Porto. “A pretensão da Codern agora é expandir também o cais, com o berço 4, que já está em andamento, e com isso melhorando toda a prestação de serviços da Codern”.

Santos Reis

Sobre a destinação do terreno dos antigos tanques da BR Distribuidora, em Santos Reis, o secretário Homero Grec afirmou que o assunto ainda está em discussão com a Prefeitura,  Exército e Marinha. O secretário adianta que a Prefeitura deve apresentar um projeto à Superintendência do Patrimônio da União no Rio Grande do Norte – SPU/RN, sugerindo a utilização de 60% desta área para construção de moradias de baixa renda, ficando o restante para a criação de um parque.

Fonte: Tribuna do Norte


Outras notícias

13 de dezembro de 2017

CIADE tem projeto aprovado pelo juizado criminal

No último dia 07 o CIADE recebeu a visita do juiz da primeira vara criminal de Natal, o Sr. Agenor Fernandes da Rocha Filho, na ocasião foram apresentados os materiais adquiridos com os recursos oriun…


09 de novembro de 2017

Quem tem BPC precisa estar no Cadastro Único

Os beneficiários precisam procurar o CRAS mais próximo e realizar seu cadastro até 31 de Dezembro de 2017, caso contrário terão o BPC suspenso. Para tirar dúvidas os beneficiarios podem ligar no númeo…


31 de outubro de 2017

500 anos da Reforma Protestante

Hoje (31) comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante, essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero pregou suas noventa e cinco teses na porta da Igreja…


05 de outubro de 2017

CIADE recebe doações para comunidade vítima de incêndio

Na manhã desta quarta feira (4) um incêndio de enormes proporções deixou aproximadamente 108 pessoas desabrigadas na comunidade do Lenigrado, localizado no bairro Planalto em Natal. Nós do CIADE comov…


Ver todas

CIADE em ação

20 Idosas Residentes
34 Funcionários
2.130kg Alimentos Doados
72 Voluntários


CIACAPS EscolasCidadão Nota 10Coletivo - Marketing e PropagandaEspuma Service - Higiene e LimpezaIgreja Evangélica Assembléia de Deus no Rio Grande do NorteJornal Vida Abundante
Mesa BrasilPrefeitura do NatalRádio Nordeste EvangélicaRégis RefrigeraçãoRoma Distribuidora